Em 1900, Max Planck, físico alemão, introduziu a ideia de que a energia era quantizada. Em 1905, Einstein explicou que toda a radiação eletromagnética pode ser dividida num número finito de "quanta de energia", que são localizados como pontos no espaço. Em 1924, surge a teoria de 'ondas de matéria', apresentada pelo físico francês Louis-Victor de Broglie. Esta teoria diz que as partículas podem exibir características de onda e vice-versa. Baseando-se nessa teoria, os físicos alemães Werner Heisenberg e Max Born desenvolveram a mecânica matricial, enquanto o físico austríaco Erwin Schrödinger criou a 'mecânica de ondas'. Assim nasceu a mecânica quântica moderna, em 1925.
Ao estudar as menores partículas da natureza, seus constituintes e maneira de se comportar, os cientistas criaram a Física Quântica.
Com ela, surgiu o Princípio da Incerteza de Heisenberg.
A Física Quântica descortina um mundo novo, onde a dualidade onda-partícula nos mostra que partículas se comportam ora como partículas ora como ondas. Isto choca o raciocínio concreto, descartiano.
O próprio Einstein, um dos seus fundadores, acreditava que a física quântica estava errada.
Nosso mundo é feito de átomos. Num passado não tão passado, julgava-se que os átomos seriam as menores partículas da matéria. Depois, descobriu-se que os átomos são formados por quarks e elétrons.
E ainda existem os fótons.
Ao observar o comportamento desses microcomponentes, os cientistas se depararam com algo extremamente bizarro e inquietante: eles constataram que nunca se sabe exatamente sua exata posição. Ou seja: os elétrons de um átomo somem de um lugar e reaparecem em outro, sem que se consiga perceber o caminho que seguiram.
Fragmentos que ora se comportam como ondas, ora se comportam como partículas são uma realidade no universo quântico.
A teoria quântica mais parece uma ficção científica. Ela diz que as partículas podem estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo.
Segundo a teoria de Einstein, a velocidade da luz era o máximo. Agora, sabe-se que as partículas subatômicas comunicam-se instantaneamente, seja qual for a distância entre elas !. .
Afirma o dr. Satinover: "O verdadeiro mistério nisso tudo é que, de dentro desse estoque de possibilidades, a que acontecerá é determinada por alguma coisa que não é parte do universo físico. Não existe um processo que faça aquilo acontecer".
É realmente um desafio para a nossa mente comum... !. .
Namaste!
0 comentários:
Postar um comentário